quarta-feira, 21 de julho de 2010

Desequivocando os equívocos - Parte I

Para começar essa série de esclarecimentos quanto aos 15 equívocos (garanto que existem muitos mais), gostaria de dizer que as minhas análises são baseadas em pensamentos e "leis" estabelecidas por uma pessoa muito importante e muito conhecedora de todos os detalhes desse universo, o próprio Deus. E que venham as dissertações e seus devidos comentários!

1) "Não preciso ir à uma igreja. A igreja já está dentro de mim".

Confesso que por muito tempo (mas muito tempo mesmo) essa foi uma frase muito dita por mim. Tenho visto muitas pessoas dizerem isso e viverem "essa verdade". Logicamente, ninguém é obrigado a fazer nada que não se disponha a fazer. Nem o próprio Deus faz isso com as pessoas. Porém, entender e se dispor a fazer certas coisas, são atitudes tomadas por quem ama e compreende os porquês da vida.

Ao longo da história, a imagem das igrejas não é muito bem vinda nos corações e mentes das pessoas seja por abusos financeiros, de poder. Esses infortúnios causam repulsa nas pessoas e o que fica marcado é a ideia fixa de não precisar ir à uma igreja, afinal ela já está dentro de cada um que se considera bom e que pratica o bem.

A importância de ter uma religião já é enfatizada e até mesmo praticada há muito tempo. Os católicos, por exemplo, acham importante batizarem seus filhos para que eles não sejam considerados pagãos. Conclue-se disso que há uma preocupação em manter-se um vínculo com a religião, em buscar a Deus. Isso é bom. Porém, o mais importante nisso tudo é compreender as maneiras mais adequadas e mais corretas de se praticar "ritos" religiosos, de compreender verdades absolutas. Daí, as perguntas que não querem calar: "Como saber qual é a verdade absoluta? Aliás, há mesmo essa tal verdade?"

O meu intuito aqui é dizer que "sim", essa verdade existe! E falo isso com a maior naturalidade e segurança, pois um dia eu mesma não havia encontrado essa tal verdade e duvidava de muitas coisas.

O próprio Deus nos deixou um testamento, uma compilação de exemplos e esclarecimentos e verdades muito poderosas. Tudo isso é de se pensar, de pelo menos dar uma chance a se conhecer. As pessoas, em geral, acreditam em Deus, gostam quando Ele as ajuda, lembram dele nas horas difíceis ou em um lindo pôr-do-sol. Isso tudo é muito válido, porém fica aquém do que o próprio Deus planejou para cada um de nós. Existe muito mais a experimentar, a descobrir.

Fica aqui o recado. Ir à igreja é importante. Estar em comunhão com o próximo tendo objetivos semelhantes (adorar e amar a Deus, servir e amar ao próximo) é imprescindível para que cumpramos um dos propósitos que Deus pensou para nós.

E finalmente, conhecer a Bíblia, o livro que resistiu aos tempos, que foi viabilizado para vários povos e raças, que trouxe de uma forma próxima e clara aquilo que o Pai deixou para os seus filhos é uma viagem fascinante, que vale a pena embarcar!

Boas descobertas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário