segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Desequivocando os equívocos - Parte V

5) "O que é que tem? Sou casado/a, mas só dei uma olhadinha nela/e".

Lembrando mais uma vez que as nossas reflexões estão baseadas na Verdade. Então, gostaria de ilustrar esse pensamento com uma passagem bíblica que está em Mateus 5:27,28. O contexto desses versículos está inserido no Sermão do Monte. Foi um momento em que Jesus começou a "dar muitos conselhos" ao povo e eles ficaram registrados para também aprendermos com eles.

Observe bem esses dois versículos: 27 - Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 - Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Quem disse isso? O próprio Jesus. Por que será que ele afirmou isso? Fico pensando nessa resposta. Acredito que ele queria alertar aos ouvintes que o pecado começa pequeno, de forma inofensiva. É como eu costumo dizer. Se o seu filho volta da escola para casa com um lápis diferente dentro do estojo e você pergunta a ele de quem é esse lápis e ele, corajosamente, responde que o pegou do coleguinha porque o achou colorido e bonitinho, você vai conversar com o seu filho e dizer-lhe que isso não é bom, que ele deve devolver esse lápis para o colega. No máximo você vai dizer a ele para não fazer mais isso e que você vai talvez comprar um igual para ele. Uma alternativa pode ser essa.

Mas agora falando de adulto para adulto, o que está implícito no ato de "pegar um lapisinho lindo e colorido"? O que é que tem de mais? É só um lápis! E o coleguinha tem tantos que nem vai ligar ou perceber que o seu filho o pegou? Bem, sinto em lhe dizer, mas isso é roubo! E começou de uma forma pequena e inofensiva! Se uma atitude não for tomada, o seu filho (ou o pecador da história) irá cometer o delito novamente e se ele se acostumar e até gostar da ideia, isso terá consequências maiores e desastrosas no futuro!

É isso que geralmente pensamos. O que é que tem? É só uma olhadinha inofensiva no corpo do vizinho ou da vizinha! Imagina que eu vou deixar de amar meu marido ou esposa por causa disso. Olha, deixar de amar eu não digo nessa primeira instância. Seria muito radical da minha parte, não acham?

Não podemos evitar que um pássaro pouse em nossas cabeças (ou seja, às vezes, vamos "acabar olhando"). Deixar esse pássaro fazer um ninho em nossas cabeças é onde mora o perigo! (olhar e olhar e olhar e fantasiar e deixar esse pensamento entrar em nossas mentes e descer para o coração!). Não temos como saber a hora que o pássaro tentar pousar em nossas cabeças, mas temos o poder de escolher enxotá-lo de lá! Um antídoto para isso? Filipenses 4:8,9, principalmente o versículo 8.

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

Desequivocando os equívocos - Parte IV

4) "Eu não preciso pedir. Deus sabe o que estou passando".

Deus, em sua condição suprema de onipresente (está em todos os lugares), onipotente (tem todo o poder) e onisciente (sabe de todas as coisas em todas as esferas), logicamente sabe o que você está passando.

Porém, imagine se sem que você pedisse nada Ele já resolvesse tudo para você! Seria um pouco estranho, não é mesmo? Uma parte da história estaria sendo pulada: a da interação e relacionamento com o Pai.

É claro que é bom termos surpresas. Deus também faz isso. Ele diz em Sua Palavra que até nós humanos somos capazes de dar coisas boas àqueles a quem amamos, dirá Ele que nos ama incondicionalmente.

Tenha certeza de uma coisa. Se pedirmos, ele nos dará. Como diz a minha avó Joaninha: "Que Deus lhe dê o que você merece, não o que você às vezes pede", querendo dizer que pedimos mal e por isso não receberemos tal dádiva. Saiba que Deus sabe sempre o que é melhor para nós. Se pedirmos, nos relacionarmos com Ele, obedecermos a Sua Palavra, Ele nos dará infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.

Sugestão de leitura: Efésios 3:14-21 (lendo essa passagem, concluo que se buscarmos o reino de Deus em primeiro lugar e compreendermos no nosso íntimo quem é a pessoa de Deus, seremos revestidos e capacitados a passar por momentos difíceis).